segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Era dos Dinossauros - Parte I

Os dinossauros são seres que fascinam e despertam a curiosidade das crianças. Desta vez, a turminha foi inquirida a escolher o tema que gostariam de estudar e a resposta foi quase unânime: queremos os dinos!

Quem são estes gigantes? Aliás, todos os dinossauros eram gigantes? Em que época habitaram a terra? Como viviam? Como funcionava sua sociedade? O que comiam? 

Começamos nossa viagem pela Era dos Dinossauros assistindo as vinhetas dos desenhos animados "A família dinossauros" e "Flinstones". Nossas primeiras descobertas: dinossauros de espécies diferentes não se casam como em A Família Dinossauros! Nenhum humano teve um dino como animal de estimação (como em Flintones), pois os homens nunca viram um dinossauro, eles viveram em épocas diferentes.

Em seguida através da animação - Dinossauros: os maiores animais de todos os tempos, descobrimos que os dinossauros habitaram a terra há milhões de anos atrás, especificamente na era mesozoica, que foi dividida em três períodos: o triássico, o jurássico e o cretáceo. 


 Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=H1H-yrEk5F8&feature=related

Por terra, céu e mar descobrimos nossas primeiras espécies, assistimos a perseguições e batalhas e por fim chega a extinção, ou ao menos, a teoria mais forte sobre a extinção. 

 
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=L6ARCje8r2o&feature=player_embedded

A aula termina com um coro: queremos ver de novo! E também com perguntas e colocações interessantes que somente crianças de 3 a 10 anos de idade poderiam formular:
  • As mamães dinos davam leite a seus filhotes até eles ficarem de qual tamanho? (aluno de 4 anos)
  • Dinossauros de mesma espécie brigavam? Eles se matavam também? (aluno de 9 anos)
  • Eu não acho que caiu um meteoro, a terra secou e eles morreram de sede! (aluno de 5 anos)
  • O dinossauro assustou e desmaiou e por isso ele morreu. (aluno de 3 anos) 
É maravilhoso ver onde pode chegar a imaginação de uma criança! Eles serão levados a descobrir as respostas a todas estas perguntas nas próximas aulas.
Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...