quinta-feira, 1 de julho de 2010

Fábrica de Quadrinhos

Apaixonados por gibi, chegou a hora de soltar a imaginação e produzir nossas próprias histórias em quadrinhos! Usamos o software HagáQuê, criado pelo Núcleo de Informática aplicada a Educação da Universidade Estadual de Campinas - SP. 

 Fonte: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/

Nossa dinâmica consistiu em explorar o software, continuar uma história, criar a própria história e para finalizar, contar a história criada aos amigos.   

Nossa primeira aula foi dedicada a explorar o software e descobrir seus recursos básicos. O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. Considerando-se que nosso grupo de alunos é heterogêneo, com faixa etária de 3 a 10 anos, a escolha do programa foi a ideal, pois todos os alunos se apropriaram rapidamente dos recursos oferecidos. Ficaram particularmente encantados com as onomatopéias. 

Em um segundo momento, em duplas formadas por alunos alfabetizados e não alfabetizados os alunos foram encorajados a continuar uma história que teve como temática central: Fim de semana na fazenda com os meus amigos.


Nossos 3º e 4º momentos foram dedicados a construção das histórias das duplas formadas previamente. O tema foi livre, cada dupla deu asas a imaginação para criar livremente e depois contar aos amigos as suas aventuras. Notou-se que os pequenos optaram por realizar quadros isolados, experimentado todos os recursos que o software oferece, mas não deram continuidade a história. Já os maiores, conseguiram desenvolver contexto.


De toda forma, no momento conte sua história, eles foram levados a imergir na própria imaginação para transformar quadros isolados em história contínuas. A experiência foi fantástica e os alunos adoraram.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...