quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reciclagem - Parte I

Aqui a ordem foi aprender brincando ou terá sido brincar aprendendo? Sinceramente não tenho certeza da ordem dos termos, mas posso afirmar que a atividade foi um sucesso e o aprendizado 100%.

Nosso objetivo foi entender o que significa para nossa sociedade os "3 Rs" (Reduzir, reutilizar e reciclar). Conhecer os diferentes resíduos, como separá-los e disseminar essa ideia.

Começamos com a ajuda e desafio deixado no ar pelos amigos do Reciclados da TV Rátimbum que devem ensinar aos "homens sem noção" como ajudar o planeta na "Escola Aprendendo a Reciclar". Agora nossa missão é ensinar a todos o homens sem noção da nossa escola, nossa casa, nosso bairro a aprender a reciclar! Para ensinar é claro, temos que aprender, e nada melhor que aprender brincando!

Usamos alguns games para ficarmos craques na reciclagem. Começamos nossa jornada com o objeto de aprendizagem O que reciclar? Disponível no repositório do portal Dia-a-Dia Educação, do Estado do Paraná.

Após, exploramos o objeto de aprendizagem Movimentando e Reciclando, desenvolvido pelo NEC - Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente e disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Aqui confeccionamos um personagem com materiais recicláveis, depositamos os materiais de acordo com a característica do material (vidro, papel, plástico, orgânico e metal). Depois partimos para despoluir um parque por meio de duas atividades que deveriam ser realizadas: recolher o lixo de um rio com a utilização de um barco de papel e resolver um jogo da memória, que utiliza imagens de brinquedos confeccionados com materiais recicláveis. Após realizadas todas as atividades propostas, o parque é despoluído e o personagem protagonista embarca em um balão a fim de mostrar a despoluição do planeta.


No Jogo da Reciclagem usamos todo nosso conhecimento para separar o lixo corretamente e colocá-lo nas latas da cor correta. São 12 fases a serem vencidas e ao final descobrimos se entendemos ou não de reciclagem.

Muito bem, depois de aprender como separar o lixo alguém perguntou: quanto tempo "vive" um lixo? Mas espera aí! Que lixo? Ah, não sei, a garrafa de refrigerante por exemplo, quanto tempo ela demora para se decompor se jogada na natureza? Meu pai fuma e as vezes joga a bituca pela janela do carro, quanto tempo  a bituca demora para se decompor? Eu confesso, já joguei chiclete na rua, quanto tempo ele fica lá?  Para responder estas e outras dúvidas dos nossos jogadores-aprendizagens exploramos o game "Você sabe quanto dura o lixo que jogamos fora?". Lembro de ter escutado: "só pode estar errado professora, aqui diz que o vidro demora 1 milhão de anos para se decompor, eu não posso acreditar!" Eu pensei: nem eu.

Será que já aprendemos tudo? Nada como uma competição contra o tempo! No clubinho Faber Castell fomos desafiados pelo Jogo da Reciclagem, onde deveríamos organizar o lixo o mais rápido possível antes que ele se esgotasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...