Nossa viagem ao Japão começou!
Nossa dinâmica começou com as boas vindas da nossa nova amiga Margareth do post anterior (aqui).
Começamos conversando sobre o que já conhecemos do Japão, os descendentes acabaram tendo algumas histórias interessantes pra contar, pois alguns nasceram por lá, alguns já visitaram e outros tem algum parente residente ou que já residiu. Os alunos pontuaram seus conhecimentos prévios como as particularidades em relação a alimentação, as festas populares, o fuso horário e a moeda do Japão.
Nossa aula inaugural consistiu em explorar o software Google Earth, começamos visualizando o Brasil e a partir daí descobrimos o Japão e exploramos algumas localizações que as crianças já conheciam como o Monte Fuji e a cidade de Sendai, onde nasceu a fundadora de nossa escola, Sra Michie Akama. Fomos também a Tókio, capital do Japão e lá as crianças começaram aos poucos a descobrir algumas das funcionalidades do programa como o Street View, as construções em 3D e o modo de visualização ao nível do solo.
Interessante a organização dos alunos que começaram a convidar os outros para compartilhar suas descobertas e ensinar como se chegava lá.
Questões relevantes que foram levantadas durante nossa viagem exploratória:
- um aluno inverteu o norte e o mundo foi visto de "cabeça pra baixo". Nesta perspectiva o denominado hemisfério sul seria o norte e o formato dos países foi visualizado de outro perspectiva. Ou seja, o Brasil não seria mais "um país largo que termina fino", seria justamente o contrário.
- Dica do Professor Fernando, diretor do ensino médio, vimos o mapa mundi japonês.
Fonte: http://www.aprendendojapones.com/2007/12/12/mapa-mundi-japones/ |
Confira as Fotos
Nossa viagem continua na próxima aula, onde conheceremos a lenda do Momotaro e continuaremos a explorar pontos turísticos importantes do Japão no Google Earth.
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário