sexta-feira, 4 de março de 2011

Momotaro e Google Earth

Parte I - Momotaro

Hoje foi dia de embarcar em uma lenda muito famosa no Japão, a lenda do Momotaro: o menino que nasceu do pêssego. 

Se você não conhece a lenda dê uma espiada no vídeo abaixo. Este vídeo na verdade é uma apresentação de Power Point criada há anos atrás pela educadora Eva Ono, que usou os recursos disponíveis na época e achei muito legal para usar na aula. Transformei o material em um vídeo para colocar aqui.



Recontando a Lenda: história coletiva da turma da manhã
 E se eu fosse Momotaro hoje? Como eu faria?

Minha transcrição da história contada por eles:
Era uma vez vários professores e o reino do Pioneiro, certo dia a tia Débora ligou o computador e um vírus pulou do computador. Com o tempo e com a boa convivência na escola, o vírus "ficou do bem" e ele decidiu defender os dados do Pioneiro e pra isso usou seu celular para convidar seus amigos  do videogame: Sonic, Donkey Kong e Super Mário para recuperarem tudo o que havia isso roubado do colégio. Era importante lutar em equipe para que a barra de força sempre estivesse verde e eles não morressem lutando. 

 Recontando a Lenda: história coletiva da turma da tarde
 E se eu fosse Momotaro hoje? Como eu faria?

Minha transcrição da história contada por eles:
As pessoas da ilha da banana viviam em paz e certo dia quando o computador gigante da ilha explodiu dando vida ao Computotário. Certo dia a ilha foi atacada pelos os Choqueiros (monstros do choque elétrico)  e a paz que que reinava nessa ilha deixou de existir. Computotário mandou um e-mail para seus parceiros de game Hulk, Ben 10 e Donkey Kong pedindo ajuda para acabar com o mal do choque. Eles nadaram bravamente até o esconderijo dos Choqueiros e lá travaram uma batalha. 

 Parte II - Google Earth

Eu havia planejado usar a recém lançada Qwiki, para podermos observar melhor alguns pontos turísticos e a geografia de Japão de maneira mais organizada achando que seria demais! Depois de 3 minutos de atividade veio a descontentamento dos alunos:
...isso é muito chato, nós queremos navegar!
Com o recado devidamente entendido, pedi para que fechassem os navegadores e abrissem o Google Earth. Com a experiência da aula passada de navegação rapidamente eles foram descobrindo coisas novas, como os vulcões, as melhores praias para surfe e por aí vai. Até que alguém descobriu que dava pra visualizar o céu e neste momento adeus aula do Japão. Eles simplesmente adoraram navegar pelo céu, o entusiasmo era imenso ao acharem algo que o pai já mostrou apontando o dedo para o céu, ao descobrir o signo e alguns nomes dos Cavaleiros do Zodíaco.

No momento que um deles descobriu que dava pra ir  à Marte e ao aproximar o zoom achou um desenho de homens verdes imediatamente gritou: achei um alienígena! Nunca vou esquecer a decepção dos mais novinhos ao descobrirem que não era bem isso. 

Essa é uma daquelas aulas em que sair do script representa um ganho imenso.

Até a próxima, onde tentarei trazer todos de volta ao Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...