Começamos o novo projeto usando o site da San Francisco Symphony Kids.
Tomei o cuidado de confirmar as informações iniciais com a professora de música aqui do colégio, Bete Koga, que gentilmente está me auxiliando nesta nova empreitada.
Começamos entendendo algumas particularidades de uma Orquestra, como a sua formação, que se dá em meia lua devido a questão da harmônia. Também vimos qual a disposição dos instrumentos e o porque de ser como é. Através da imagem acima, os alunos foram descobrindo cada coisa, foram relatando que os instrumentos que possuem corda vem na frente, já os de percussão e os de sopro ficam na parte trás, quando questionados, rapidamente disseram: os mais barulhentos estão atrás! Concluimos, quanto mais forte o som do instrumento mais para trás ele fica.
Dica da professora Bete, também comentamos sobre uma pessoa muito importante, o Spalla, é o último músico a entrar no palco e o braço direito do maestro. Ele é o primeiro violinista, aquele que faz o solo de violino. Tem como funções, traduzir musicalmente as instruções do maestro para a orquestra e é responsável pela afinação antes da entrada do maestro.
Após estas descobertas iniciais, resolvi mostrar a eles rapidamente quais as possibilidades de interação no site, uma vez que, o mesmo está em inglês. Depois que eles foram efetivamente explorar, percebi que não era necessário. A usabilidade do site é tão excelente que ele se torna extremamente intuitivo, mesmo as crianças ainda não alfabetizadas não esboçaram nenhum tipo de dificuldade.
Como eu já imaginava, a parte destinada ao rádio foi a menos explorada, pois esta, não proporciona interação. As mais apreciadas foram o laboratório e o cartão postal e foi muito interessante notar que não passaram a maior parte do tempo realizando as atividades sozinhos, aos poucos se juntaram em duplas ou até trios para poderem comentar as atividades.
Registro da atividade (desta vez feito por mim, já que desta vez, ninguém se voluntariou para ser o fotógrafo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário