quarta-feira, 25 de abril de 2012

Partindo do nada...

Fizemos uma pequena pausa no projeto Monteiro Lobato para assistir um vídeo que conta uma lenda do dia e da noite. A sugestão foi da professora Elaine, responsável pelo período vespertino do Período Integral do Opcional em virtude das tradicionais comemorações do Dia do Índio que as escolas costumam fazer.


Aproveitamos o gancho para potencializar ainda mais as atividades de pesquisa na internet que estamos praticando com os alunos. O desafio que lancei pra eles, foi que em grupo, deveriam descobrir qual o instrumento tocado pelo índio no vídeo. Ninguém tinha ideia da sua origem ou nome.

A primeira coisa foi definir qual seria o melhor termo de busca para começar a pesquisa, após sugestões de vários alunos, eles definiram "instrumento de sopro" como o mais apropriado para iniciar.

Alguns grupos perceberam que começar olhando imagens poderia facilitar em relação ao texto e todos os outros seguiram seu caminho. Em poucos minutos eles descobriram um instrumento muito parecido chamado "Nay" e continuando a investigação descobriram que o instrumento com este nome era de origem do Oriente Médio.

Propomos então que eles tentassem descobrir se este instrumento existia na América do Sul. Rapidamente um grupo sugeriu que este termo fosse adicionado aos termos de busca e facilmente encontraram o termo genérico "Flauta de Pan" e foram citando os nomes que descobriam por país, além de encontrarem diversas imagens e vídeos do instrumento.

Para finalizar, o prof. Olavo que é um apaixonado por música, tinha o instrumento em sua casa e foi buscá-lo para tocar para os alunos que também puderam tentar tocar.

Ponto de Vista
A dinâmica de hoje me empolgou muito.É uma sensação incrível ver os alunos trabalhando em equipe, expressando opinião, conversando e compartilhando entre eles, descobrindo as informações e as transformando em conhecimento colaborativamente.

O meu papel ali? Facilitar e aprender junto!

 

3 comentários:

  1. Show, Debora! Com certeza vai me inspirar em algumas práticas em sala de aula... assim que tiver algo para te mostrar, postarei aqui, ok!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, foi emocionante ver os alunos entretidos no vídeo, depois fazendo a busca, felizes em encontrar os instrumentos e depois......a integraçao de outros profissionais que também viajaram junto com eles.

    ResponderExcluir
  3. Suintila não deixe de compartilhar a sua experiência :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...