Estudar o trânsito é divertido e quando realmente nos sentimos parte deste sistema as coisas ganham mais sentido!
Por isso, saimos e observamos o comportamento de pedestres e motoristas no quarteirão da nossa escola e registramos tudo no nosso Show de Imagens. Todas as imagens foram feitas pelos alunos que registraram o trânsito segundo a percepção deles.
Tudo que surgiu pelo caminho:
Passamos por quatro semáforos em quatro cruzamentos distintos. Destes, em dois cruzamentos haviam semáforos para pedestres e motoristas, contamos o tempo em que o sinal para pedestres permanece verde e para nosso espanto o cronômetro marcou 10 segundos. Imediatamente as crianças apontaram que não é um tempo suficiente para atender os idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade.
No cruzamento das ruas Onze de Junho e Leandro Drupet as crianças acharam o trânsito confuso, chamaram a atenção para falta do semáforo de pedestre e aprenderam a lógica de um semáforo trifásico. Concluíram então, que deveria haver uma sinalização indicando ao pedestre como atravessar com segurança, uma vez que o tráfego de carros nunca para neste cruzamento.
Fizemos três simulações de travessia na faixa de pedestres localizada em frente ao colégio, na rua Altino Arantes. Não há semáforo nesta localização, somente a faixa de pedestres. Na 1ª tentativa, os carros pararam para a professora Débora atravessar, as crianças aplaudiram os motoristas. Nas duas tentativas restantes só foi possível atravessar após os carros passarem em velocidade pela professora.
Para fechar nossa aula/passeio, conversamos sobre regras de segurança em um trânsito que foi projetado para os carros e não para os pedestres.
Turma da Manhã |
Veja todas as fotos tiradas pelos alunos da manhã durante nossa aula/passeio:
Turma da tarde |
Veja todas as fotos tiradas pelos alunos da tarde durante nossa aula/passeio:
Até a próxima :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário