terça-feira, 30 de novembro de 2010

Livro Virtual sobre a Dengue

Depois de aprender tudo sobre a dengue através dos games, nossa intenção era montar um livro virtual colaborativo com a turminha sobre o assunto. Infelizmente, por problemas de conexão os alunos não puderam imergir na ferramenta. De toda forma, disponibilizo um modelo do que seria o trabalho e faremos esta atividade em um novo projeto a ser desenvolvido.

O conteúdo disponibilizado nasceu da nossa roda de conversa. Para visualizar o livro produzido por mim acesse: http://midd.me/JTFo

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Todos contra a Dengue

Fonte: http://ow.ly/3ekOW
O período de chuvas se aproxima e com ele um problema recorrente em nosso país: a dengue.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti, também infectado pelo vírus. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

Prevenção
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em:
  • latas
  • embalagens
  • copos plásticos
  • tampinhas de refrigerantes
  • pneus velhos
  • vasinhos de plantas
  • garrafas
  • caixas d´água
  • latões
  • cisternas
  • sacos plásticos 
  • lixeiras
Sintomas
  • Febre alta com início súbito
  • Forte dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmo
  • Perda do paladar e apetite
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
  • Náuseas e vômitos
  • Tonturas
  • Extremo cansaço
  • Moleza e dor no corpo
  • Dores nos ossos e articulações
Tratamento
O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico.

Para adquirir todo esse conhecimento exploramos os seguintes links:

História em Quadrinhos

Conheça um pouco mais sobre o mosquito da dengue  

Saiba mais sobre a Dengue e contribua para evitar uma epidemia

Saiba o que é certo ou errado na prevenção da dengue

Ajude a eliminar o mosquito da dengue

Saiba mais sobre como evitar/sintomas da dengue

Mate os mosquitos da dengue

Fonte: 

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Experiências da Cultura Digital: educação e cultura digital

Estão disponíveis os vídeos das apresentações do II Fórum da Cultura Digital.

A apresentação do projeto realizado junto ao Período Integral Opcional pode ser vista no seguinte endereço:

http://culturadigital.br/forum2010/2010/11/15/sala-petrobras-acesse-o-material-das-apresentacoes/

terça-feira, 16 de novembro de 2010

II Fórum da Cultura Digital

Começou dia 15/11/2010 o II Fórum da Cultura Digital Brasileira.

Este ano, a proposta é dar visibilidade aos processos emergentes na rede, às diferentes comunidades de práticas e interesses que se organizaram ao longo do ano, levantando questões e propondo formulações para subsidiar políticas públicas de cultura contemporâneas. Também será o momento de celebrar o ciclo criativo da cultura digital, que se aprofundou com a indução feita pelo Ministério da Cultura desde 2003.

O Fórum contou com uma programação colaborativa e recebeu mais de 100 propostas a partir da chamada pública para apresentações de atividades. Os encontros acontecem simultaneamente em seis espaços diferentes. São eles:

- Seminário Internacional
- Experiências de Cultura Digital
- Arena da Cultura Digital
- Deck
- Cultura Digital Mão na Massa
- Encontros de Redes

Nós do Centro Educacional Pioneiro, participamos do painel dedicado a Educação e Experiências de Cultura Digital, apresentando o Projeto de Informática Educativa realizado junto ao Período Integral Opcional, juntamente com os colegas do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital , pesquisadores  do Laboratório Web de Comunicação da UFRJ, do projeto Se Liga e do Polo de Cultura Digital da UFRJ, confira minha apresentação:


A programação completa do Fórum: http://culturadigital.br/forum2010/programacao/

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Circuito Cidade Pioneira

Para fechar o projeto Transitando os Pioneirinhos tiveram uma missão muita divertida esta semana: 

Circuito Cidade Pioneira

Eles deveriam seguir as instruções:
  1. Transforme-se no carro/caminhão/ônibus, que você criou durante a semana,
  2. Não fez ou não terminou seu carro? Então pegue uma das motocas no estacionamento do Opcional,
  3. Guarda de trânsito, vista seu chapéu protetor e coloque sua faixa de identificação,
  4. Pedestres, procurem a faixa mais próxima,
  5. Respeite as placas,
  6. Respeite os pedestres,
  7. Respeite o guarda de trânsito,
  8. Ultrapasse com segurança.
Desrespeitou as regras? O guarda de trânsito estava atento com seu caderninho e todas as infrações foram anotadas, ao somar 20 pontos o motorista perdia sua permissão de conduzir. Por sorte nenhum dos nossos pequenos motoristas teve seu direito de conduzir cassado.

Veja as fotos da turma da manhã


Veja as fotos da turma da tarde

Após brincarem no circuito e simularem o trânsito, colocando em prática as regras básicas que aprenderam através dos games e do passeio no quarteirão da escola, na roda de conversa os alunos mencionaram que não é fácil ser motorista. 

Reconheceram o valor das regras para que não haja acidentes e disseram que as pessoas deveriam ser mais pacientes, respeitando uns aos outros.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Transitando no Quarteirão da Escola

Estudar o trânsito é divertido e quando realmente nos sentimos parte deste sistema as coisas ganham mais sentido! 

Por isso, saimos e observamos o comportamento de pedestres e motoristas no quarteirão da nossa escola e registramos tudo no nosso Show de Imagens. Todas as imagens foram feitas pelos alunos que registraram o trânsito segundo a percepção deles.

Tudo que surgiu pelo caminho: 

Passamos por quatro semáforos em quatro cruzamentos distintos. Destes, em dois cruzamentos haviam semáforos para pedestres e motoristas, contamos o tempo em que o sinal para pedestres permanece verde e para nosso espanto o cronômetro marcou 10 segundos. Imediatamente as crianças apontaram que não é um tempo suficiente para atender os idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade.

No cruzamento das ruas Onze de Junho e Leandro Drupet as crianças acharam o trânsito confuso, chamaram a atenção para falta do semáforo de pedestre e aprenderam a lógica de um semáforo trifásico. Concluíram então, que deveria haver uma sinalização indicando ao pedestre como atravessar com segurança, uma vez que o tráfego de carros nunca para neste cruzamento.  

Fizemos três simulações de travessia na faixa de pedestres localizada em frente ao colégio, na rua Altino Arantes. Não há semáforo nesta localização, somente a faixa de pedestres. Na 1ª tentativa, os carros pararam para a professora Débora atravessar, as crianças aplaudiram os motoristas. Nas duas tentativas restantes só foi possível atravessar após os carros passarem em velocidade pela professora. 

Para fechar nossa aula/passeio, conversamos sobre regras de segurança em um trânsito que foi projetado para os carros e não para os pedestres.


Turma da Manhã

Veja todas as fotos tiradas pelos alunos da manhã durante nossa aula/passeio:



Turma da tarde


Veja todas as fotos tiradas pelos alunos da tarde durante nossa aula/passeio:

Até a próxima :)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Aprendendo sobre o Trânsito com os Games

Depois do bate-papo animado da última aula e visto que os alunos já possuem opiniões consistentes sobre o tema Educação para o Trânsito, separamos alguns games onde eles poderiam aprender e aprimorar conhecimentos através da interação e da diversão.


Através dos jogos pretende-se destacar questões como:
  • Segurança
  • Sinalização
  • Comportamento
 Segue a lista de games para jogar novamente em casa:

Quiz sobre o trânsito

Cartilha do Detran Júnior

História em Quadrinhos

Descubra os Erros

Dino e as placas de trânsito

Placas de Trânsito

Kazé e a estrada maluca

Trânsito Legal

Simulação dos efeitos do álcool no motorista


A próxima aventura no trânsito será realizada no quarteirão da escola, observaremos como se comportam motoristas e pedestres, analisaremos os semáforos existentes e faixa de pedestres e por último faremos uma aproximação sobre o que aprendemos com os games da aula de hoje.

Educação para o Trânsito

Ao estudar o trânsito esperamos conversar abertamente com a turminha sobre o tema. O objetivo é construir um entendimento mais abrangente, respeitoso e humano sobre o trânsito. Para alcançar este objetivo nosso primeiro passo foi assistir a montagem de vídeo abaixo e discutir sobre o que ele nos conta, aproximar os conceitos ao cotidiano de cada criança.

Nossa conversa durou 30 minutos e os baixinhos de 3 anos estão cada dia mais tomando a iniciativa nos debates!
  • Dois deles narraram como é o caminho de casa até a escola e contaram como fazem para conseguir dar uma voltinha de bike na rua de casa. 
  • Outros, entraram em pontos cruciais da conversa sobre o trânsito, eles disseram que o trânsito não acontece só na rua, ele está nas calçadas também e mencionaram a importância dos pedestres também respeitarem as regras.
  • Os que vem caminhando até o colégio, reclamaram que acham difícil atravessar a rua quando não há farol de pedestre.

Vídeos originais utilizados na montagem:

Esta montagem é exclusiva para atingir os objetivos propostos em aula, não tendo nenhum fim comercial. Não foi realizada nenhuma modificação nos vídeos, somente foram cortadas algumas partes devido ao tempo.

Até a próxima.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Corpo Humano: Experiências Filmadas e Fotografadas

Mais uma novidade nas aulas da galerinha. Tivemos o dia de laboratório! Para fechar a temática Corpo Humano fizemos três experiências e contamos com o apoio da professora convidada, Daniele Egashira (Bióloga e Laboratorista do C.E.Pioneiro):


Os mais pequeninos tiveram sua primeira experiência prática. A turminha foi divida em 3 estações e eles próprios estipularam o tipo de atuação que teriam durante a aula. Foram disponibilizados para o registro: 
  • 1 filmadora
  • 2 máquinas fotográficas
  • 1 telefone celular com câmera 
Em poucos minutos todos os responsáveis pelo registro sabiam manipular seus dispositivos com completa autonomia e após ensinaram os outros colegas que também gostariam de atuar na filmagem e fotografia.


Turma da Manhã


Acesse o vídeo das experiências realizadas pelos alunos:

 


 Turma da Tarde
 
 
Acesse o vídeo das experiências realizadas pelos alunos:


Considerações sobre os vídeos:
  • Existe barulho de fundo, 
  • Existe cabeça cortada,
  • Eles opiniram e ajudaram na edição dos vídeos,
  • As filmagens e fotografias foram realizadas pelas crianças e eles fizeram um excelente trabalho!
Até a próxima atividade, esperamos vocês.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Corpo Humano - Parte III

O tema de hoje foi: Principais Órgãos Internos do Corpo Humano!

Quem são, o que fazem e porque são importantes?
 
Apresentamos o cérebro, coração, pulmões, rins, estomâgo, fígado e intestino! 
Sem esquecer o nosso amigo esqueleto da aula passada que serve de armadura e oferece proteção aos novos integrantes da nossa aula.
Acesse a apresentação abaixo e veja como foi nossa divertida aventura pelos órgãos internos na lousa digital.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...